Coleção Jogos Cut the Rope

Cut the Rope é uma série de jogos de quebra-cabeça baseados em física desenvolvidos pela empresa de entretenimento ZeptoLab para várias plataformas e dispositivos. Consiste no jogo original de mesmo nome (2010) publicado pela Chillingo, Cut the Rope: Holiday Gift (2010), Cut the Rope: Experiments (2011), Cut the Rope: Time Travel (2013), Cut the Rope 2 (2013 iOS; 2014 Android), My Om Nom (2014 iOS; 2015 Android) e Cut the Rope: Magic (2015).

O objetivo dos jogos Cut the Rope é dar doces a uma pequena criatura verde chamada Om Nom enquanto coleta estrelas. Em maio de 2015, os jogos Cut the Rope foram baixados mais de 600 milhões de vezes e ultrapassaram mais de um bilhão de downloads em 2018.

Jogos

Cut the Rope, o primeiro jogo da série, foi lançado inicialmente em 28 de fevereiro de 2010. Uma versão nativa (HD) para o iPad foi lançada em 6 de outubro de 2010. Isto foi seguido pelo lançamento de uma versão gratuita com menos níveis para cada dispositivo, chamados Cut the Rope Free e Cut the Rope HD Free, respectivamente.
Corte a corda: Experimentos (2011)

Cut the Rope: Experiments foi lançado em 4 de agosto de 2011 como uma sequência de Cut the Rope. Embora sua jogabilidade e apresentação sejam semelhantes às de Cut the Rope, a sequência apresenta novos elementos de jogabilidade, bem como um novo enredo e personagens. O Professor, por exemplo, “fornece comentários contínuos” ao longo do jogo enquanto os jogadores desbloqueiam novos níveis e coletam fotos “ocultas” que revelam mais informações sobre o personagem de Om Nom.
Corte a corda: viagem no tempo (2013)

A terceira sequência, Cut the Rope: Time Travel, foi lançada em 17 de abril de 2013. Nele, Om Nom viaja de volta ao tempo de seus ancestrais, o que significa que, em termos de jogabilidade, os jogadores agora alimentam doces para dois monstros em vez de apenas 1.

Cut the Rope 2 foi lançado em 19 de dezembro de 2013 para dispositivos iOS. Ele se expande nos jogos anteriores com Om Nom não sendo mais um objeto de palco estático, personagens de monstros adicionais e um ambiente mais dinâmico. A versão Android foi lançada em 28 de março de 2014 no Google Play[11] e em 3 de abril na Amazon AppStore. Ao contrário da versão iOS, Cut the Rope 2 para Android adiciona elementos free-to-play, como um sistema de energia, e apresenta um mapa como estrutura em vez de pacotes de nível; esses recursos acabariam sendo adicionados à versão iOS do jogo.
Corte a corda: deleite triplo (2014)

Cut the Rope: Triple Treat foi lançado em 25 de março de 2014 para Nintendo 3DS, incluindo níveis dos três jogos anteriores de Cut the Rope, Cut the Rope, Cut the Rope: Experiments e Cut the Rope: Time Travel.[13] A versão 3DS é publicada pela Activision.
My Om Nom (2014 iOS, 2015 Android)

My Om Nom foi lançado em 18 de dezembro de 2014 para dispositivos iOS e 2015 para dispositivos Android. Neste jogo, o jogador tem seu próprio Om Nom para alimentar, vestir e brincar. Inclui alguns jogos simples para jogar com Om Nom e é uma reminiscência da franquia Tamagotchi e semelhante ao Pou.
Corte a corda: Magia (2015)

Cut the Rope: Magic foi lançado em 17 de dezembro de 2015 para dispositivos iOS e Android. Este jogo vê Om Nom sendo transportado para um mundo de livros de histórias, onde os níveis envolvem elementos mágicos, além de lutar contra um mago aranha igualmente apaixonado por doces. A magia adicionou um novo elemento de transformação ao Om Nom, permitindo que ele encolhesse ou se transformasse em um animal completamente diferente. O jogo também usa um elemento de mapa visto na versão Android e versões posteriores da versão iOS de Cut the Rope 2. Enquanto a versão iOS era exclusivamente paga, a versão Android é free-to-play e, portanto, adicionou um sistema de energia que poderia ser removido com um micropagamento único, que mais tarde foi substituído por uma assinatura paga. Uma versão gratuita acabou sendo adicionada ao iOS, mas não carregava o sistema de energia da versão Android.
Om Nom: Mesclar (2019)

Om Nom: Merge foi lançado em 28 de novembro de 2019 e é a primeira entrada de videogame da franquia em quatro anos, devido ao sucesso de Om Nom Stories.
Om Nom: Executar (2020)

Om Nom: Run é um jogo para celular de corrida sem fim gratuito, lançado em 27 de fevereiro de 2020. Está disponível nas plataformas Android, iOS e Nintendo Switch. O jogo segue Om Nom correndo pelas perigosas ruas de Nomville. O jogo começa tocando na tela sensível ao toque, enquanto Om Nom (o personagem inicial do jogo) ou qualquer outro personagem sai da base e começa a correr pelas ruas de Nomville.
O jogo tem vários modos de jogo. O modo principal, chamado Free Run, é um jogo tradicional de corrida sem fim. O modo de missão dá aos jogadores tarefas para completar enquanto correm. Este modo termina quando o jogador trava ou completa os objetivos da missão.
A versão inicial foi um sucesso. Em um período de um mês, ele foi baixado mais de 5 milhões de vezes.

Cut the Rope Remasterizado (2021)
Uma versão remasterizada de Cut the Rope foi lançada em 2 de abril de 2021 no Apple Arcade. No jogo, Om Nom e sua família comemoram seu aniversário; nesta ocasião especial, Nibble Nom leva alguns livros como presentes de aniversário, que são baseados nos eventos dos jogos anteriores da série. No jogo, existem quatro pacotes de níveis, desta vez apresentados como livros, com níveis retirados ou baseados em quatro das entradas anteriores: Evan's House, baseado no original, Experiments e Time Travel, ambos baseados nos jogos de o mesmo nome, e Road Trip, baseado em Cut the Rope 2. Novos na série são os níveis contendo Nibble Nom em vez de Om Nom; o jogador tem que guiar três doces para a criatura em vez de um, e o próprio Nibble Nom pode ser empurrado e interagir com outros objetos, enquanto Om Nom permanece estacionário em níveis até Road Trip. Remastered também apresenta novos gráficos 3D, um mapa interativo onde podem ser encontrados power-ups (ímãs e chuva de doces) e "estrelas do mundo", que são adicionados a certos níveis para valor de replay, e um sistema de contas, onde até seis salvamentos podem ser ser usado.​